Pastoral Afro

Seminário Afro Pe Heitor Frisotti

Arte de Zezé Olukemi

Arte de Zezé Olukemi

Após dez anos da implantação da lei 10.639/03 é visível a dificuldade na sua implementação nos espaços educativos. Professores ainda alegam não estarem preparados para desenvolver ações em sala que tratem da História e Cultura Africana e Afrobrasileira, desconhecem os materiais enviados pelo MEC, não participam de cursos de formação, questionam a efetividade de trazer estes assuntos para o universo da sala de aula.

Enquanto isso, as atitudes racistas nos meios de comunicação são cada vez mais agressivas. A programação televisiva está sempre a postos para os comentários depreciativos sobre o cabelo crespo, a cor da pele ou os traços do rosto. As novelas e os programas pseudojornalísticos continuam com os clichês, reforçando a imagem de negro favelado = marginal. Um movimento de reforço negativo diário para a diminuição da autoestima da população negra, principal consumidora destes programas.

Porque isso ocorre? Quais os desafios ainda precisam ser superados? Em uma cidade construída por africanos, que respira negritude é difícil acreditar  nas barreiras encontradas para se efetivar a lei. O que se tem alcançado? Como pode-se fazer o enfrentamento e garantir o cumprimento de uma conquista educacional como esta? Visando auxiliar o debate e fortalecer as ações existentes, o CENPAH promove nos dias 29 e 30 de agosto de 2014 uma retrospectiva dos caminhos da lei, os avanços e os retrocessos sob a ótica de professores, alunos, instituições governamentais e não governamentais.

Serviço:

Quando: 29 e 30 de agosto de 2014

Horário: 19h

Onde: Centro de Pastoral Afro Pe. Heitor Frisotti

Endereço: Rua Albino Fernandes, 59E, Novo Horizonte – Sussuarana

Tel: 3023-2423

Inscrição: cenpah@gmail.com

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s