história Fatos e acontecimentos/Pastoral Afro

NOTA DE REPÚDIO CONTRA A INTIMIDAÇÃO AO MILITANTE HAMILTON BORGES WALÊ

preferido+2* Art. 5º, XI – C.F.”A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.
O Centro de Pastoral Afro Padre Hietor Frisotti repudia a tentativa de intimidação por parte do Estado ao militante e defensor Hamilton Borges Walê
Hamilton Borges Walê, defensor de direitos humanos, militante do Quilombo Xis – Ação Cultural Comunitária e da Campanha Reaja ou Será Morto/ Reaja ou Será Morta, foi abordado em sua casa, no dia 30/09, por policiais militares fortemente armados, em Salvador. Os policiais não tinham mandato judicial – que não teria validade pelo tardar da hora – para invadir a residência – inviolável* – de Hamilton Borges.
Ele e sua companheira, Andrea Beatriz Santos, atuam na proteção e garantia dos direitos da população negra e encarcerada da Bahia. Acompanham diversos casos de violência estatal contra negros e negras e violação de direitos em comunidades quilombolas.
A Quilombo Xis e a Campanha Reaja travam uma luta cotidiana pelo fim do genocídio do povo negro. Entre 2009 a 2012, 6.483 pessoas foram assassinadas, em Salvador. Mais de 80% das vítimas eram negras. O Mapa da Violência de 2012 mostrou que para cada pessoa branca assassinada, na capital, 15 negros são executados.
Ficamos chocados que em um estado de direito, os direitos humanos sejam pisoteados de uma forma tão truculenta e absurda pelo mesmo órgão que deveria estar garantindo-os. Reiteramos nosso apoio ao nosso companheiro Hamilton Borges e continuaremos apoiando a campanha “reaja ou será morta/reaja ou será morto” para  que se torne de fato pauta da cena política nacional.

o CENPAH

hamilton

Um pensamento sobre “NOTA DE REPÚDIO CONTRA A INTIMIDAÇÃO AO MILITANTE HAMILTON BORGES WALÊ

  1. Bom,
    Gostaria de colocar em visibilidade, todo o meu repúdio a esse fato O Drº Hamilton Borges,pois pra mim ele não precisa de um diploma para ser. Um ser humano único como sua companheira, Andréia também Drª, ambus são seres humanos singulares, quero me colocar a disposição para tudo que estiver ao meu alcanse e o que não estiver também, sou o pai de Jackson Antonio, que foi brutalmente assassinado em Itacaré, vejo quantas horas de suas vidas eles tem doado para todos nós que estamos nessa luta todos os dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s