ações afirmativas/Escola e educação/Fatos e acontecimentos

#vemprarua!

1011746_612673078757241_1249995110_nO gigante acordou??!! Parece estarmos em um novo Brasil, com uma nova consciência e sobretudo com um sonho que já não é uma mera utopia ou o presente de quem está no poder. De repente a gota feita de 20 centavos caiu sobre a cabeça de várias gerações que há anos esperam para uma mudança: primeiro a eleição de um “de nós”, nascido na pobreza, crescido com os ideais de quem acredita na democracia. Depois a certeza de que o milagre econômico ia transformar este país num país melhor para todos. Se passaram quase 10 anos e a esperança de tudo isso acontecer se esbarrou com as posturas seculares da corrupção e da discriminação que, em lugar de atacar os problemas da sociedade Brasileira na suas raízes, optou, como sempre, em maquiar  e promover a imagem de um país emergente onde as pessoas mais simples e trabalhadoras ainda pagam um preço altíssimos pela superficialidade  e pela roubalheira dos seus representantes políticos. Mesmo sendo a Sétima economia mundial, o Brasil se encontra entre os últimos 10 países do mundo na distribuição da renda, e enquanto parece não ter dinheiro para melhorar as infraestruturas, já colapsadas, do país, sempre tem dinheiro para promover shows e para pagar os salários altíssimos dos seus políticos. A população hoje na rua está cansada de tudo isso, chega de “panem et circences”, chega de corrupção (não a PEC 37), chega de absurdo (milhões para estádios, descaso com a população brasileira, políticos sem nenhum preparo, desvios astronômicos de dinheiro público), chega de bofetadas nos direitos da população (nada de saúde, educação de qualidade, respeito da diversidade, promoção da igualdade).  A nova consciência política, construídas através das redes sociais,  com estas manifestações repudia a criminalização da pobreza, da juventude, dos negros, dos indígenas,  a absurda manipulação da mídia nacional, e faz isso com um grito: #vemprarua. Quem nestes dias participou  destas manifestações pacificas não pode não ficar vibrando em ouvir estas palavras se repetir: #vemprarua, #vemprarua…para lembrar a todos, até àquela população brasileira cuja mente ainda está submissa ao poder da policia e do estado, que este país tem que ser de todos e pra todos. Um grito para acordar, um grito para lutar, um grito que de forma sistemática vem sendo reprimido  através de desinformação e de uma repressão policial brutal que nestes dias mostrou mais uma vez sua cara, seu despreparo, sua estrutura ditatorial.

Nós do CENPAH participamos e apoiamos plenamente estas manifestações pacificas, porque sentimos na pele o que significa passar horas nos ônibus para chegar ao trabalho num transporte coletivo que se parece mais com o transporte  do gado para o mercado. Sentimos na pele o que significa não ver melhorias nenhuma no nosso bairro quando, com uma população de mais de 100.000 habitantes, temos um posto de má saúde, que nem medico tem para atender; temos uma policia que veio para reprimir com sua continua ostentação de armas pesadas e com sua brutalidade , especialmente contra os jovens negros; não temos nenhum investimentos cultural e nem praças para o nosso povo se reunir sem correr o risco de ser atropelado pelas empresas de ônibus e pelos motoristas de carros que, sem fiscalização, fazem o que bem entendem e querem na rua.

Acreditamos que na luta para um país mais democráticos devemos lutar para que não somente as condições de vida  e de transporte melhorem, mas para que haja uma verdadeira Justiça fiscal e uma democratização do poder. Reiteramos que este país é e deve se manter um país laico (não a Pec 99) e que a promoção da igualdade passa através de uma educação critica e completa. Portanto se faz urgente uma reforma tributaria e política;  a reforma do sistema midiático (democratização da mídia)  e da policia e da marinha (que agem e se comportam segundo esquemas da época colonial e ditatorial).

Nós do CENPAh continuaremos apoiando estas manifestações pacificas para alcançar uma verdadeira democracia política, midiática e racial.

Você que esta lendo este artigo, não deixe que o medo imposto pelo estado e propagado pela mídia silencie o grito de um novo Brasil: #vemprarua!

pe. Arturo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s