Mídia/Pastoral Afro

Caminhos da Reportagem: Negros no Brasil – 2012

Este mês tive alguns debates acalorados com amigos que “não são racistas” que não se conformavam com os “privilégios” que negros estavam tendo em cima dos brancos isso me atentou a fotos lógicos porque algumas pessoas são contra o sistema de cotas raciais, pois os que estavam reclamando eram pessoas brancas de classe média, que passaram sua infância entre brincar, viajar e estudar, contudo achavam que o negro deveria ser igual a eles, mas não nos privilégios, pois não tinham culpa do Negro morar em favela, não ter saúde, nem escola e passar por um racismo normalmente aceito pela sociedade.

Com o bate papo cada vez mais quente, até que um deles me disse que Negro parado e suspeito e correndo é ladrão, mas que tinha amigos negros e até um empregado, mas não gostaria que sua filha tivesse um namorado negro e que não achava que isto era racismo.

Os relatos estavam me deixando irritado, mas entendi que eles eram uns coitados a tal ponto que nem perceberam que eram racistas, mal sabiam da ignorância que carregavam em seus pensamentos.

O vídeo que vem a seguir é premiado e de uma qualidade técnica e instrutiva de tirar o chapéu, parabéns a todos que estiveram nesse processo, mas parabéns antecipados a todos que divulgarem este trabalho de conscientização e combate ao racismo.

Por: Oluandeji

Prêmio Abdias Nascimento 2012 – Televisão: Luciana Barreto e equipe, Caminhos da Reportagem: Negros no Brasil — Brilho e Invisibilidade, TV Brasil — RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s