racismo

Um mês e 3 Pai de Santo assassinados

Apesar da distância entre todos, duas situações chamam a atenção:
– Crimes a religiosos afro brasileiros
– Uma batida na porta e tiros à queima roupa.
Foram assassinados 3 Sacerdotes de Religião Afro Brasileira (Enicássio Bispo Fernandes Contagem/MG, Marques de Jesus Santos Eunapolis/BA e Pedro Alcir Vieira dos Santos, Rio Pardo/RS). Todos de uma forma cruel e muito provavelmente por causa religiosa.
Não entendo este país que come a feijoada de Ogum, que param para ver o samba no carnaval e de tantas outras tradições que se enraizaram nessa terra.
Ultimamente são nos jornais e nas redes sociais que se traduz a cruel realidade que negros e religiões negras continuam a enfrentar. Casos policiais sem as devidas investigações, totalmente sem solução, desmentindo que no Brasil não há os preconceitos de racismo e intolerância religiosa. Vejo pessoas lutando contra o nosso alimento sagrado, nos ameaçando e processando por isso, mas se calam quando um Terreiro é destruído, quando quilombos são tomados, quando uma casa religiosa é incendiada ou quando sacerdotes são assassinados a queima roupa.
Por quê?
Por quê?
Por quê?
Esse ódio de racismo negro é tão grande que até nossos amigos brancos viram negros aos olhos da sociedade.
Antigamente éramos perseguidos pelo feitor e capitão do mato e hoje a sina continua, pois algumas igrejas evangélicas e protetores dos animais querem a todo custo a nossa eliminação. Existe uma frase que me lembro em todas essas ocasiões:
“Se Palmares não existe mais, faremos Palmares de novo”
No presente estaremos monitorando todas essas formas de agressões para que no futuro bem próximo o Brasil consiga conviver com suas diferenças e particularidades.
Nesse ano político podemos dizer que o Brasil necessita de:
– Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Urbanismo, Consciência Ambiental, mas o que anda faltando mesmo é respeito às tradições, respeito aos seres humanos e a violência gratuita do nosso povo brasileiro e isto não deve vir dos políticos e sim de cada um de nós.
Por Oluandeji

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s