Candomblé

O Asè nosso de cada dia!

A palavra Axé é de origem yorubá e é muito usada nas casas de Candomblé. Asè significa “força, poder”, mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: – “Eu estou muito bem.” Outro responde: -“Asè!”. Esse “Asè” ai dito equivaleria ao “Amém” do catolicismo (Que Deus permita).
Mas, o Asè ainda pode significar a própria casa de Candomblé em toda a sua plenitude. Daí uma ìyálòrìsá também ser chamada de Yalaxê (Ìyálasè), ou seja, “Mãe do Asè“, ou a pessoa responsável pelo zelo do Asè ou força da casa de Òrìsá.
Asè também pode significar “Vida”. E tudo que tem vida tem origem. Chamar a vida é chamar o Asè e as origens. Os òrìsás são Asè, os òrìsás são vida. Agora, o que seria contra-asè?? O contra-asè são todas as estruturas de opressão e morte que destroem a vida das comunidades. O contra-asè ainda pode ser todas as kizilas e ewós dentro de uma casa de òrísá e também certos tabus que cercam o omo-òrìsá.
Na tradição dos Òrìsás, Asè também pode significar a “força das águas, do fogo, da terra, do ar, das árvores, das pedras”, enfim de tudo que tem vida. Pois, o Candomblé é um culto de celebração à vida e a toda a força que dela advém ou seja, o próprio culto, é o próprio Asé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s