racismo

Combonianos Contra o RACISMO!!!

Pílulas de aprofundamento para enfrentar o racismo no Brasil
2011 – Ano Internacional dos Afro-Descendentes

Introdução

“Os pobres negros passam assim de mercado em mercado, de patrão para patrão. E após terem passado as maiores e extenuantes fadigas de viagens perigosas, caminhando amiúde descalços pela abrasadora areia do deserto, em que uma parte deles morre de uma morte cruel, chegam às costas de África para serem vendidos a amos terríveis, que os tratam como cães…” (Daniel Comboni, Egito 1868)(1).

O Ano 2011 foi declarado pela ONU Ano Internacional dos Povos Afro-descendentes. Ao longo deste ano fomos convidados a assumir o compromisso político de erradicar a discriminação contra os afro-descendentes e a promover o respeito a diversidade e herança culturais, ainda não oficialmente integradas nas identidades das várias nações americanas!

A nossa experiência pastoral no Brasil, como Missionários Combonianos, mostra como a população afro-descendente ainda hoje sofre o preconceito e a discriminação racial.
Representando mais da metade da população brasileira, os afro-descendentes vivem à margem da sociedade que eles mesmos têm ajudado a construir, morando nas periferias sem esgoto e sem infra-estruturas, usufruindo de sistemas de transporte publico inadequados, sobrevivendo com salário mínimo, mas sobretudo sendo excluídos dos lugares de poder, como a mídia e a política, e sendo vítimas do poderes corruptos instalados há décadas no Brasil.

Oferecemos, para quem quiser aprofundar a situação dos afro-descendentes no Brasil, esse hipertexto dividido nas seguintes breves matérias:

1. História de ontem e de hoje para entender o racismo brasileiro

2. Casos de racismo, hoje

3. Reflexão sócio-antropológica sobre a prática do racismo

4. Legislação e dados sobre a questão racial

5. Racismo na dimensão religiosa

6. O povo negro e a Bíblia

7. A beleza afro amada por Deus

8 .E agora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s