Uncategorized

Como os árabes perderam o sul do Sudão

A divisão do Sudão em dois Estados é um precedente perigoso. O mundo árabe tem que tirar as lições certas se quiser evitar a ruptura de outros países árabes em enclaves étnicos e sectários. 
O nascimento do Sudão do Sul é sobretudo um testemunho do fracasso da ordem oficial árabe, do pan-arabismo e, especialmente, dos projetos políticos islâmicos em proporcionar direitos civis e igualdade para as minorias étnicas e religiosas no mundo árabe. 
O entusiasmo do povo do Sul do Sudão na sua independência do norte, predominantemente árabe e muçulmano, atesta a repressão e alienação que sofreu durante anos. 
É claro que no passado o governo britânico plantou as sementes das divisões étnicas e religiosas no Sudão e em outras partes do mundo árabe. A intervenção do Ocidente e Israel tem desempenhado nos últimos anos um papel crucial no impulso de tendências separatistas no sul do Sudão, e ainda se beneficiarão muito da divisão do país. 
Avi Dichter, ex-ministro israelense da Segurança, disse certa vez: ”Tivemos que enfraquecer o Sudão e privá-lo da iniciativa de construir um Estado forte e unido. Isto é um requisito para reforçar e fortalecer a segurança nacional de Israel. Criamos e intensificamos a crise de Darfur para evitar que o Sudão desenvolva as suas capacidades.”
Mas o mundo árabe, que após a intervenção estrangeira no sul mobilizou sentimentos nacionalistas contra essa ingerência, não pode se limitar a explicar a separação do Sudão como um produto da conspiração ocidental-israelense. 
Em todo caso, foi o regime repressivo do Sudão, com uma incompetente e corrupta administração, que levou as pessoas legitimamente descontentes do sul para os braços do Ocidente. 
fonte: Lamis Andoni / Al-Jazeera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s