Fatos e acontecimentos/racismo

>"TRAIDORES, ASSASSINOS DE SEUS IRMÃOS"!

>

“TRAIDORES, ASSASSINOS DE SEUS IRMÃOS“!

EU PENSO QUE É HORA DE O MOVIMENTO NEGRO, CONCLAMAR TODO O MOVIMENTO SOCIAL, EM TODAS AS SUAS EXPRESSÕES E REPRESENTAÇÕES E COM TODA SUA FORÇA FAZER UMA PRESSÃO VISÍVEL DE REPÚDIO E DE INDIGNAÇÃO À POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA, MELHOR, DE INSEGURANÇA PUBLICA, ESTABELECIDA EM GOVERNOS PASSADOS, ALÍAS DESDE QUE A POLÍCIA MILITAR ENTROU EM VIGOR (186 ANOS ATRÁS) E CONTINUADA DESCARADAMENTE PELO GOVERNO WAGNER.
MUDAR O SECRETÁRIO E MANTER A “POLÍTICA” DE EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA NÃO ADIANTA.
EM PLENO SÉCULO 21, NUMA DEMOCRACIA, NUM ESTADO DE DIREITOS, NUM GOVERNO DE “ESQUERDA”, NÓS NEGROS E NEGRAS CONTINUAMOS SENDO CULPADOS ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO. CONTINUAMOS APANHANDO OU SENDO MORTOS PRIMEIRO PRA SE AVERIGUAR DEPOIS. A POLÍTICA MAIS CONVENIENTE PARA SOLUCIONAR A SITUAÇÃO DESESPERADORA DA JUVENTUDE _ QUE DEVERIA SER CONSIDERADA COMO DE SAÚDE PÚBLICA E NÃO COMO EXCLUSIVAMENTE DE SEGURANÇA _ A BALA E A VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL GRATUITA, COMO NESTE CASO, AINDA ESTÃO SENDO A PREFERÊNCIA DO ESTADO, SEJA PORQUE A MAIS BARATA, SEJA PORQUE A DE COSTUME CONTRA A POPULAÇÃO NEGRA.
TEMOS FILHOS, SOBRINHOS, AMIGOS EM IDADES TENRAS E SOMOS NATOS DESSA SOCIEDADE, NÃO É POSSÍVEL QUE OS “BRANCOS” NO PODER, TRANQÜILAMENTE INSTALADOS NA SUA ZONA DE CONFORTO CONTINUEM CONIVENTES COM O COMPORTAMENTO RACISTA DO ESTADO, CONTINUEM ACHANDO QUE SOMOS DESCARTÁVEIS E DESNECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE LIVRE, RESPEITOSA E DESENVOLVIDA.
As VIOLAÇÕES SOBRE NÓS SE MANTÈM PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS E MOMENTOS MAIS SIGNIFICANTES PARA A POPULAÇÃO, COMO O DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E NO SEU DIREITO DE I R E VIR.
PARA FINALIZAR QUERO RECORDAR ALGO QUE STEVE BIKO DIZIA EM RELAÇÃO AOS POLICIAIS MILITARES NEGROS QUE SERVIAM AO ESTADO DO APARTHEID SULAFRICANO:“TRAIDORES, ASSASSINOS DE SEUS IRMÃOS“! NÃO SE APLICA AO BRASIL, TAMPOUCO À POLÍCIA BAIANA DO PONTO DE VISTA CONJUNTURAL, PORQUE SEUS PREPOSTOS NÃO ESTÃO SUBMETIDOS EXPLICITAMENTE AOS ESTATUTOS RACISTAS DE LEIS DE APARTHEID E, EM SUA MAIORIA OS COMANDADOS NÃO TÊM CAPACIDADE CRÍTICA, NEM INFORMAÇÃO DO PROCESSO HISTÓRICO DA SOCIEDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS (ASSIM QUEREM SEUS COMANDANTES); CONTUDO, SE APLICA AOS NEGROS E NEGRAS QUE CONSEGUIRAM GALGAR UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DO FUNCIONAMENTO DESTA SOCIEDADE, APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES HISTÓRICAS A QUE FOMOS SUBMETIDOS PARA DESENVOLVER NOSSA INTELECTUALIDADE E, ESTANDO DENTRO DAS INSTÂNCIAS DE PODER; SOBRETUDO DAS QUE PODEM INFLUENCIAR PARA AS EFETIVAS, NECESSÁRIAS E TÃO ESPERADAS MUDANÇAS, NÃO AS APLICAM. PORTANTO, STEVE BIKO NO BRASIL FALARIA PARA ESTES:
“TRAIDORES, ASSASSINOS DE SEUS IRMÃOS“!
NÃO ESTOU DIZENDO QUE É FÁCIL, NÃO ESTOU DIZENDO QUE NADA TEM SIDO FEITO, MAS ESTOU DIZENDO QUE POR VEZES MUITOS SE CALAM DIANTE DA POSSIBILIDADE DE PEDER SUA POSIÇÃO FINANCEIRA E STATUS SOCIAL, QUANDO CERTAMENTE A DEMARCAÇÃO DE UMA POSTURA POLÍTICAMAIS ACIRRADA É POR SI SUBDIMENCIONADA E PORTANTO, NÃO POSTA COMO OBJETO DE PRESSÃO. QUEM TEM SUA CONSCIÊNCIA TRANQUILA, QUE PERMANEÇA COM SUA PRÁTICA.
SE DEPENDER DESSAS PESSOAS A JUVENTUDE “PRETA” CONTINUARÁ SENDO MASSACRADA, NÃO IMPORTA A QUE PREÇO, NÃO IMPORTA SE SEU FILHO OU SEU SOBRINHO, VIZINHO OU AMIGO SEJAM OS PRÓXIMOS.

Um pensamento sobre “>"TRAIDORES, ASSASSINOS DE SEUS IRMÃOS"!

  1. >Outra diferença, não explicitada no texto, porém muito importante, é a de que a polícia da África do Sul era quase que totalmente branca.A Polícia brasileira em geral, e a baiana em particular, tem sua maioria de soldados, cabos, sargentos e oficiais, em grande parte constituida de negros e pardos. Tem que arrumar uma loira para eles ficarem mais brandos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s