Candomblé

A INICIAÇÃO DO CANDOMBLÉ É SEMPRE UMA ALEGRIA NUMA CASA DE SANTO.

A  iniciação do candomblé é sempre uma alegria numa Casa de Santo. Prefiro dizer iniciação do Orixá; sim, o início de toda uma vida de um orixá no templo (nós) que ele escolher.
Assim como toda função em uma Casa de Santo, a iniciação é um período muito importante no qual os filhos, junto ao zelador de uma casa, trarão para junto de si mais uma parte de um corpo que fará parte de uma família.
Assim, como no mundo secular, tudo tem seu tempo. Estágios, fases… e eu entendo que, assim como o nome diz, a iniciação de um Yao, seja ele qual for, é o início de uma trajetória espiritual na qual iremos transcorrer, se quisermos, até o fim de nossas vidas.
Poderia citar aqui os vinte e um dias que estive recolhida, pois vejo bem a importância de falarmos de boas experiências, porém, vejo a necessidade da surpresa que é maravilhosa.
Às vezes ouvia pessoas dizerem que seriam penosos dias de reclusão, mas como ser penoso o contato mais íntimo que teremos com o nosso próprio orixá?
O contato com o chão, a experiência de sentir a saciedade ao toque das mãos, a hora do almoço, ser o primeiro em tudo, o horário para dormir, o descanso, a entrega, os deloguns sendo feitos…
Tudo pronto! Chegara o dia em que o iniciado se casaria com seu orixá. A experiência EXPLENDOROSA e mais pura: a feitura. E, ao acordar, uma lágrima caiu do meu rosto; a satisfação, a sensação de missão cumprida. Agora eu me tornara Templo de Oxum, que honra!
Logo nós, que nos achamos tantas coisas, que imputamos cargos que só nos pertencem por misericórdia Daqueles que são o motivo maior de estarmos aqui, que nos permitem colocar nossas mãos em seus bichos consagrados, em ganharmos axé, a força vinda direto do orum para nós, seres imperfeitos.
O processo de um iniciado começa desde quando era abian até crescer e alcançar cargos em um Ile Axé. Sabendo valorizar, não importa como nem a quem , enquanto houver vida em nós, seremos o templo.
Sem tempo, sempre eternos Yaos, pois sempre seremos esposas dos mais puros Orixás!
Axé!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s