Uncategorized

FILME: Deusa do Ébano: Rainha do Ilê Aiyê

Na próxima terça, 03/08, acontece, em Salvador, a exibição do filme Deusa do Ébano: Rainha do Ilê Aiyê, ganhador do prêmio Corazon de melhor documentário de curta-metragem no 2010 San Diego Latino Film Festival e de Melhor Filme de Diáspora Africana no 2010 San Diego Black FilmFestival. A exibição está sendo realizada pela Instituto Mídia Étnica, em parceria com a Casa do Benin. O evento contará com a presença de Carolina Moraes-Liu, diretora do filme, que participa de um debate logo após a sessão


Local: Auditório Casa do Benin
Rua Padre Augustinho Gomes, n 17, Pelourinho
Referência: próximo a Igreja do Rosário dos Homens Pretos

Data:03/08/2010
Horário:19h
Sinopse:


Deusa do Ébano: Rainha do Ilê Aiyê segue três jovens mulheres competindo no evento anual em que o bloco afro Ilê Aiyê escolhe a sua rainha do carnaval, usando conceitos afrocêntricos
de beleza.

Com cenas do quotidiano, ensaios de dança, e entrevistas, “Deusa do Ébano: Rainha do Ilê Aiyê” mostra a importância do concurso, com a sua estreita associação com o Candomblé, em remodelar a ideia do que é belo, em uma sociedade onde afro-descendentes constituem a maioria da população, mas conceitos eurocêntricos de beleza feminina são dominantes.

A figura da Deusa do Ébano, um elemento visual chave de um espetáculo que cria uma visão alternativa da mulher negra como bonita, desejável, e talentosa, promove a mudança social em seu nível mais básico: a noção individual de identidade.

O filme conta com a participação da secretária estadual de desenvolvimento social da Bahia, Arany Santana, e do presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos “Vovô”.
Diretora:
Carolina Moraes-Liu é produtora premiada que trabalha em documentários e programas de televisão por mais de 10 anos na Califórnia. Ela é associada da Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas (NATAS), onde serve como jurada para os prêmios Emmy. Carolina é brasileira nascida na Bahia, e possui mestrado em Rádio e Televisão pela San Francisco State University. 


Deusa do Ébano: Rainha do Ilê Aiyê
(2009, 19:40, Carolina Moraes-Liu)
 



Promoção:


Instituto de Mídia Étnica


fonte: Portal Correio Nagô

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s