Uncategorized

PROGRAMA INTERNACIONAL DE BOLSAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Programa Internacional de Bolsas

O Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program – IFP) oferece oportunidades para que mulheres e homens, com potencial de liderança em seus campos de atuação, prossigam em seus estudos superiores, capacitando-se para promover o desenvolvimento de seus países, bem como maior justiça econômica e social. O Programa IFP vem sendo implementado em 22 países da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio e na Rússia, locais onde a Fundação Ford atua. No Brasil, a Fundação Carlos Chagas (www.fcc.org.br) é a instituição responsável pela coordenação do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford.

Para assegurar a diversidade de origem dos/as bolsistas, o IFP prioriza candidatos/as provenientes de grupos que, sistematicamente, têm tido acesso restrito ao ensino superior. No Brasil, o Programa destina-se, prioritariamente, a pessoas negras ou indígenas, ou nascidas nas regiões Norte ou Nordeste ou Centro-Oeste, ou provenientes de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas e educacionais.

Os/as bolsistas são selecionados/as com base em seu potencial acadêmico e de liderança e compromisso com a solução de problemas de sua comunidade, grupo social, região ou país. Eles/as poderão cursar programas de mestrado em qualquer área do conhecimento desde que relacionada aos interesses e objetivos da Fundação Ford, que visam: fortalecer os valores democráticos, reduzir a pobreza e a injustiça, fomentar a cooperação internacional e promover o desenvolvimento humano.


O/a bolsista poderá cursar uma universidade brasileira ou estrangeira. Além da bolsa de estudos, o Programa pode oferecer apoios diversos às pessoas selecionadas: o Programa pode oferecer apoio para inscrição no processo de seleção; para aquelas que necessitarem, pode apoiar a participação em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e elaboração de projeto. As candidaturas são avaliadas por uma Comissão de Seleção brasileira, composta de especialistas dos diversos campos do conhecimento e intervenção, apoiada por assessores ad hoc brasileiros. A Comissão de Seleção faz a indicação para o ingresso do/a candidato/a no Programa IFP. A decisão definitiva e inapelável é tomada pela Secretaria Técnica do Programa IFP, com sede em Nova Iorque. Já foram realizadas sete seleções no Brasil desde 2002 e que ofereceram 295 bolsas. Neste ano, as bolsas foram reservadas exclusivamente para o mestrado e têm uma duração de 24 meses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s