Uncategorized

Ato de protesto pela cena da Novela "Viver a Vida" do dia 16-11-2009

CENPAH 18-11-2009
Ato de protesta
Estamos celebrando no Brasil todo o mês da consciência negra. Tempo para não esquecer a história do Brasil; a força de um povo escravizado que lutou para sobreviver e manter viva a própria identidade e dignidade durante o brutal período do sistema colonial.
 Em 2009, esta história parece ser simplesmente esquecida por aqueles que se responsabilizam em educar através da arte e das mídias. No dia 16 de Novembro 2009, na novela da Globo “ Viver a Vida” mais uma cena vergonhosa da falta de respeito ao povo negro e a sua sensibilidade histórica: Helena (Taís Araujo) pede perdão de joelho para Tereza (Lilia Cabral).  Nós esperávamos que a participação de uma afro-descendente como protagonista numa novela das 8:00 fosse motivo de orgulho ou de esperança de que as idéias preconceituosas caíssem, mesmo que os estereótipos persistam.
Agora, colocar a “negra” em posição de joelhos e a outra “branca” de pé dando uma bofetada nela, é puro ato de insensibilidade à história que os movimentos negros estão, com muita dificuldade, tentando resgatar. Pelo menos quando Helena deu a bofetada na Luciana, as duas estavam no mesmo nível, cara a cara.
Com esta carta todos nós comprometidos com as causas e lutas do povo negro brasileiro queremos expressar o nosso desdém e a nossa insatisfação de como a luta para a desconstrução da desigualdade e do racismo sejam simplesmente esquecidas pelas mídias quando se trata de ganhar mais audiência, apresentando assim ao povo imagens que falam a mesma linguagem colonial de quem raptou, escravizou e trato como objeto os povos africanos.
Amigo-a, participe deste protesto copiando e enviando esta postagem aos seus amigos-as e conhecidos-as!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s