Uncategorized

"As Marcas deixada pelos APNs"


Nos caminhos transitados pelo Movimento Negro brasileiro, nós APNs temos deixado nossas marcas, às vezes fortes, outras tantas tênues, mas sempre peculiares. Às vezes, como seres humanos que somos, escolhemos os caminhos tortuosos e inóspitos que parecem afastar de nossas lutas originárias, de companheiros, de ideais. Depois refazemos o rumo, retomamos a força, buscamos aqueles de quem nos afastamos e renovamos nosso comprometimento com justiça e eqüidade. Com amorosidade de irmãos juntamos nossas diferenças, para construir novas caminhadas, com o olhar atento, embora às vezes distantes, dos mais velhos, entre outros Pe. Toninho e dos já antepassados, entre eles Pe. Batista, Pe. Edir, Pe. Heitor Frisotti, Sr. Sebastião Gonçalves de Nova Iguaçu.

Que as marcas que APNs temos deixado nos caminhos de nossas lutas de povo negro, se renovem sempre, no continuado esforço para reescrever a história da humanidade, na perspectiva de homens e mulheres negros. Nossas caminhadas continuarão sendo frutuosas, pois temos a cor negra. E esta cor para os antigos egípcios é uma cor benéfica, associada ao renascimento das lavouras e da vida, à fertilidade. Entre o povo Shongoy do Mali, negro significa brilhante, resplandecente, saudável; assim, um dia de sol resplandecente é um dia negro; a água límpida e saudável de uma fonte é uma água negra.

Então queridos, Amigos, negras celebrações de 25 anos e muitos negros anos de caminhadas, de lutas que nos levem aos mais negros avanços, para todos os brasileiros, para homens e mulheres de todas raças/cores por este mundo afora.

Com meu mais negro abraço

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
São Carlos, 20 de março de 2008

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: